skip to Main Content
duende@divagacoes.org

Walpurgis Night

Hails Unsaráim Gudam Ansjus jah Wanus!
Hails Haithnu Thiuda!
Hails Brothyro’s jah Swistar Visigoths!
Hails Vodan!
Hails Lista!
Hails Leitores!

OdinWalpurgisnacht, ou Walpurgis Night, é um festival pagão que comemora o auto-sacrifício de Odin na Yggdrasil, onde ficou enforcado por nove dias e nove noites a fim de obter os segredos das runas e dos nove mundos. Foi na nona noite que ele morreu e ressuscitou, obtendo assim a sabedoria das runas e de todo o Cosmos. Dessa forma, essa noite é comemorada no hemisfério norte em 1 de Maio, e no hemisfério sul, levando-se em conta as correspondências entre as estações do ano, é comemorada entre 31 de outubro e 1 de novembro. É realizada no auge da primavera, anunciando a chegada do verão.
De acordo com a Tradição Nórdica, as runas contém todos os segredos do Universo. São vinte e quatro símbolos de poder que resumem todas as leis que regem os nove mundos. O Deus Odin, visando adquirir esse conhecimento, sacrificou-se na Árvore do Mundo, Yggdrasil. Depois de se ferir mortalmente com a sua própria lança, chamada de Gungnir, ele se enforcou na Árvore do Mundo, ficando pendurado na mesma durante nove dias e nove noites, sem comer e nem beber, agonizando à mercê do vento e do clima frio. Enquanto ele morria, a Terra foi escurecendo, a Yggdrasil foi definhando e os poderes do caos começaram a ficar cada vez mais fortes. O auge da escuridão aconteceu na nona noite, com a morte de Odin. Nesse instante toda a luz do Universo se apagou, o caos imperou, e o fim da Terra parecia iminente, dominada pelos Gigantes e demais entidades maléficas ao ser humano.
Mas foi durante esse período caótico que Odin, liberto de seu corpo, viajou pelos nove mundos e obteve, livre das limitações do tempo e do espaço, todo o conhecimento do Universo. Compreendeu o mistério das runas, tornando-se mestre das mesmas. E ao adquirir esse conhecimento, ressuscitou mais forte e mais sábio do que nunca. Yggdrasil brilhou com uma luz tão intensa que expulsou de vez todas as forças do caos da Terra. É esse retorno glorioso de Odin, em toda sua potência, que Walpurgisnacht comemora. É o retorno da Luz Divina, quando Odin descobriu os segredos das runas. É por isso que nessa noite acendem-se grandes fogueiras, para afastarem de vez as trevas diante à Luz Divina de Odin.

A ÁRVORE YGGDRASIL E AS DUAS LINHAGENS  J.A.Knaap

A ÁRVORE YGGDRASIL E AS DUAS LINHAGENS J.A.Knaap

Tal data também representa todas as dificuldades que temos que passar se queremos conquistar algo de valor em nossa vida. Significa que nada vem de graça e que somente com trabalho e esforço conseguiremos atingir as nossas metas. Da mesma forma que Odin se sacrificou para obter o segredo das runas, nós também teremos que nos sacrificar se quisermos atingir nobres objetivos. Teremos que nos esforçar e trabalhar se quisermos fazer as coisas acontecerem e, da mesma forma que Odin ficou pendurado na Yggdrasil, também iremos passar por dificuldades, pois as forças da inércia irão se opor aos nossos esforços para progredir. E da mesma forma que Odin não desistiu de seus objetivos, nós também teremos que ter força de vontade e perseverança a fim de vencermos os obstáculos que irão surgir em nosso caminho.
E da mesma forma que Odin morreu e ressuscitou com o conhecimento das runas, quando tudo nos parecer perdido e sem esperança, uma luz finalmente irá brilhar e nos iluminar o caminho. Apesar de todas as dificuldades, temos que manter nossos objetivos em mente, pois dessa forma nossos esforços finalmente serão recompensados. Se nossos objetivos são justos, depois da tempestade o céu finalmente vai clarear, e as coisas começarão a dar certo, nos aproximando cada vez mais de nossas metas. É isso que significa Walpurgisnacht.
Portanto, tal qual Odin, que nós sejamos fortes, que mantenhamos a fé, a perseverança e a força de vontade diante das dificuldades. E que nesse Walpurgisnacht os Fogos da Noite de Walpurgis iluminem nossas vidas, fazendo-nos descobrir os segredos que nos permitirão vencer nossos obstáculos. E tal qual Odin voltou mais sábio e forte, que nesse Walpurgisnacht nossos projetos e objetivos comecem a se concretizar.

Gutane Jer Weihailag

Fonte:

Eduardo Campos
Aliança da Águia Visigoda em Midjungard
Folk Visigodo Porto Alegre, Brasil
pela lista Hermetismo

This Post Has 2 Comments
  1. Achei o texto bem legal, mas um pouco planeta prozac d+ mais pro meu gosto. Acho que pela questão mitológica – até pra analisar as partes de luz/escuridão – ordem/caos e bla bla – vale a pena ler mais, o próprio mito quem sabe. por outro lado a interpretação me deixa a desejar… Todo trabalho é recompensado? Tenha perseverança e vença os obstáculos? Nham…. non sei, minha visão é mais diferente (inclusive já apresentei em algum post passado). A questão do sacrifício é interessante, nada vem de graça.. mas acho que nem sempre o preço é aquilo que se pensa… alguem para começarmos um debate por aqui?

    Abcs

  2. Gostaria de saber se há fonte ou bibliografia de apoio a suas concluões deste texto. Obrigado.
    @Duende: Acredito que deva entrar em contato com o autor do texto, as fontes de textos não autorais seguem no final do post.

Deixe uma resposta

Back To Top