Introdução

Chaos, de acordo com o “Dicionario Inglês de Oxford” Significa:

  1. Um imenso vazio, brecha ou abismo.
  2. Uma “forma amorfa vazia” de matéria primordial, o grande profundo ou abismo dos quais o cosmos ou a ordem do universo evoluiu.

Ali estão um amontoado de definições adicionais, mas irrelevantes para essa discussão.

Quando chaos é usado em magick, ali não há lugar para com- fusão ou desordem.

Chaos é o principio criativo por traz de toda a magick. Quando um ritual mágico é executado, independente da “tradição” ou outras variáveis nos elementos da execução, energia é criada com o intuito de fazer algo acontecer. Em seu livro, ‘Sorcery as Virtual Mechanics’, Stephen Mace cita um precedente cientifico para este princípio criativo.

Eu cito:

“Para manter simples, vamos limitar nosso exemplo a somente 2 elétrons, os pontos transportadores de carga negativa. Vamos dizer que são um parte do vento solar–particulas beta, por assim dizer–transmitido a partir do sol numa velocidade de milhares de milhas por segundo. Dizer que esses 2 chegam perto o suficiente ao ponto de fazer suas cargas negativas interagirem entre si, levando-as a repelir uma a outra. Como eles podem realizar essa alteração dinâmica?”

“Segundo a eletrodinamica quântica, eles fazem trocando um photon “virtual”.
Um eletron gera-o, o outro absorve-o, e assim eles repelem-se mutuamente. O photon é “virtual” porque não pode ser visto por um observador externo, sendo totalmente contido na interação. Mas é real o suficiente, e a emissão e absorção de photons virtuais é como a interação eletromagnética funciona.”

“A questão que é relevante para nosso propósito aqui é da onde o photon aparece. Ele não sai de um eletron e aparece no outro, como um pedregulho atirado de uma pedra para outra. Os próprios elétrons são inalterados, exceto no momento da troca. Em vez disso o photon é criado no nada pela tensão da interação. De acordo com a teoria corrente, quando 2 eletróns chegam próximos um do outro suas formas de ondas interagem, ou cancelando um ou reforçando ambas, Formas de onda estão intimamente ligadas a características como a carga elétrica, e nós poderíamos esperar que a carga dos dois elétrons mudassem. Mas a carga dos elétrons não varia; é sempre 1.602 x (-19) coulombs. Entretanto os photons virtuais simplesmente aparecerem do vácuo e agem para reajustar o sistema. O stress gera-os e por sua criação o stress é resolvido”.

Austin Spare entendeu este princípio em relação a fenomenos magickos muito antes dos cientistas descobrirem photons ou iniciar experimentos na área da ciência do chaos.

Austin Osman Spare-Um pouco de história

Austin Spare nasceu a meia noite do dia 31 de dezembro de 1886 em um suburbio Londrino chamado Snow Hill. Seu pai era um Policial Londrino, frequentemente ocupado a noite.

Spare mostrou um talento natural para desenhar ainda novo , e de 1901-1904 deixou a escola para servir como aprendiz em obra de arte de vidro colorido, mas continuou sua educação no Art College em Lambeth. Em 1904 ele ganhou uma bolsa para o Royal College of Art. Naquele ano ele também exibiu uma pintura na academia real pela 1º vez.

Em 1905 ele publicou seu primeiro livro, “Earth Inferno”. Foi primeiramente escrito para ser um livro de pinturas, mas incluiu comentários que mostravam algumas se suas visões e tendencias espirituais. John Singer Sargent saudou-o com um gênio aos 17 anos. Em um tempo não específico na sua adolescência Spare foi iniciado em um culto às bruxas por uma feiticeira chamada Senhora Patterson, a qual Spare referenciou como sua “Segunda Mãe”. Em 1908 ele realizou uma exposição na Bruton Gallery. Em 1910 ele foi, por pouco tempo, um membro a Aurora dourada (Golden Down). Desencantando com eles, ele mais tarde participou da Astrum Argentium de Crowley. A Associação não durou muito. Crowley disse considerar Spare ser um Mago Negro. Em 1909 Spare inicia a criação do “Livro dos Prazeres”.

Em 1912 sua reputação estava crescendo rapidamente no mundo da arte. Em 1913 ele publicou seu “Livro dos Prazeres”. É considerado ser seu mais importante trabalho mágicko, e inclui detalhadas instruções para seu sistema de sigilização e as “posturas de morte”- os quais o tornou mais conhecido.

De 1914 a 1918 ele serviu como um artista de guerra oficial. Ele foi destacado para o Egito, onde teve um grande efeito sobre sua vida. Em 1921, ele publicou “Focus of Life”, outro livro de desenhos com seus comentários únicos e magickos. De 1921 a 1924 Spare atingiu o topo de seu sucesso artístico, em 1924 ele publicou o “Anathema de Zos”, no qual ele efetivamente corta relações com seus falsos e modernos “amigos” artistas e Beneficiários. Ele retornou para o sul de Londres e ocultamente encontra a liberdade para desenvolver sua filosofia, arte e magia.

Em 1947 Spare encontra Kennet Grant e torna-se ativamente envolvido com outros ocultistas conhecidos nesse período. De 1948 a 1956 ele inicia um trabalho sobre o Grimório definitivo do “Zós Kia Cultus”, que é referido em seus vários textos. Este fica incompleto e é sintetizado por Kenneth Grant, que herdou todos os escritos de Spare e muita destas informações foram incluídas em “Images and Oracles of Austin Osman Spare” por Kennet Grant, mas ainda tem alguns trabalhos não publicados que Grant planeja publicar após completar sua série Typhoniana.

Referências para esta seção são em sua maioria da introdução de Christopher Bray para “The Collected Works of Austin Osman Spare” e dos “Excess Spare’”, que é uma compilação feita pelo “The Temple Ov Psychic Youth -TOPY” de artigos impressos sobre Spare de varias fontes.

A Magicka de Austin Osman Spare

A arte e a magicka de Spare estão intimamente relacionadas. É suposto que existam mensagens em suas pinturas a respeito de sua filosofia mágicka. Foi alegado que imagem específica de Senhora Patterson moveu-se – seus olhos abrindo e fechando –. Spare é mais conhecido pelo seu sistema de utilização de sigilos. Sendo um artista, ele era muito orientado visualmente.

O sistema consiste basicamente na escrita do intento(desejo), de preferência em seu próprio alfabeto mágicko, eliminando todas as letras repetidas, e então formando uma figura com as letras restantes. O Sigilo deve então ser carregado. Existe uma grande variedade de formas de fazê-lo, mas a chave é alcançar um estado de “vacuidade mental” (NT:também chamado gnose)– o qual pode ser alcançado através de exaustão física, sexual dentre outros métodos. Isto cria um “vácuo” ou “vazio” muito parecido com a condição discutida no inicio do artigo, e é preenchido com a energia do mago. O sigilo, estando agora carregado, deve ser esquecido para que a mente subconsciente possa trabalhar sem as distrações e a dissipação de energia que a mente consciente faz. Spare reconheceu que magia vem da mente subconsciente do magista, não “espíritos” ou “deuses” externos. Christopher Bray diz a respeito dos métodos de Spare na introdução de seu “Os trabalhos coletados de Austin Osman Spare”:

Portanto na sua arte e escrita, Spare nos coloca no humor, ou mostra-nos exemplos de que atitude nos precisamos adotar para o “afastar-se da consciência” para entrarmos no infinito. Qual o nível da nossa consciência é necessário para garantir êxito.

É preciso ter cautela na criação de dogmas, foi muito penoso para Spare elimina-los, tanto quanto possível, para ter sucesso em sua magicka, entretanto um número de pressupostos básicos sustentam a magia do caos.

Chaos é o potencial universal da força criativa, o qual está constantemente tentando infiltrar-se através das rachaduras de nossas realidades pessoais e coletivas. É o poder da Evolução/Devolução.

Shamanismo é inato dentro de cada um de nós e pode ser aproveitado se nos qualificarmos ajustando nossa atitude/percepção e fazendo nosso ser pronto para aceitar o espontâneo. Alcançando Gnosis, ou acertando o “ângulo de partida da consciência e tempo”, é mais um dom do que uma habilidade.

Existem outros métodos para utilizar o mesmo conceito que Spare explica-nos. Magistas que vieram após Spare tem escrito seus próprios métodos e expansões de seus métodos com bastantes freqüência em revistas de ocultismo, principalmente na Grã Bretanha. Spare certamente não é a primeira pessoa na história a praticar este tipo de magia, mas foi ele que nomeou (apropriadamente) de Chaos.

Chaos desde Austin Osman Spare

Austin Spare morreu em 15 de maio de 1956, mas sua magia não morreu com ele. Houve um grupo seleto de magos que vem praticando suas versões de Chaos desde então, especialmente no norte da Inglaterra e Alemanha.
Em meados da década de 70, Ray Sherwin foi editor chefe de uma revista chamada “o Novo Equinox”. Peter Carroll era um contribuidor regular da revista, e juntos, somada a instisfação com a cena magica da grã-Bretanha na época, formaram “Os Iluminados de Thanateros“. Eles anunciaram no novo equinox e um grupo foi formado. Parte da intenção do grupo era uma Ordem onde graus expressassem mais as realizações do que a autoridade e hierarquia e além disso requerimentos organizacionais inexistiam.

Por volta de 1986 Ray Sherwin “excomungou a si próprio” porque ele sentiu que a Ordem estava escorregando de volta a estrutura de poder que ele intencionalmente evitava com a criação do grupo. Peter Carroll ficou conhecido como o lider do ” O Pacto”. A IOT continua a prosperar e é a unica organização Caotica conhecida internacionalmente existente até hoje. a IOT tbm espalhou-se na América, e com sedes em Encino, California e Atlanta Georgia – NT: e Rio de janeiro , Brasil – .

Existem também grupos menores de praticantes do Caos –NT: C.A.O.S kaos brasil, magia do Caos -, como também indivíduos praticantes solitários.

O Chaos desde Spare tomou vida própria. Sempre continuará a crescer, é sua natureza. É extremamente natural que o mundo da Ciencia ortodoxa descobrirá os principios físicos inerentes a magia, entretanto os cientistas que fazem estas descobertas não compreendem que é isso que estão fazendo. Será interessante quando tiverem a sabedoria de nomea-la Ciência do Caos…

Ciência do Caos

A Ciência do caos moderna iniciou na década de 60 quando um punhado de cientistas mente aberta que tinham em vista um padrão perceberam que equações matemáticas simples inseridas em um computador poderia modelar padrões onde cada bit é tão irregular e “chaotico” quanto uma cachoeira. Eles foram capazes de aplicá-los para os padrões meteorológicos, litorais, todos os tipos de fenômenos naturais. Equações singulares resultariam em imagens semelhantes a tipos específicos de folhas, as possibilidades são incríveis. Centros e institutos foram fundados a especializar-se em ” dinâmica não-linear ” e “sistemas complexos”. Fenômenos naturais, como a Grande Mancha Vermelha de Júpiter , agora podiam ser entendidos. Os termos comuns que a maioria das pessoas já ouviu falar até agora: atratores estranhos, fractais, etc., estão relacionados ao estudo da turbulência na natureza. Não há espaço para ir em torno destes temas em profundidade aqui, e eu recomendo que aqueles que estão interessados neste assunto ler “Chaos: making a new science“de James Gleick e “Turbulent Mirror” por John Briggs & F. David Peat.

O que estamos aqui preocupados é como isto se relaciona com magia. Muitos magos, especialmente magos do caos, começaram utilizando estes termos, “fractal” e “atratores estranhos” em suas conversas do dia-a-dia. A maioria das destes tem alguma compreensão da relação entre a magia e esta área da ciência. Para dizê-lo muito simplesmente, um ato mágico bem sucedido é causado de um ato aparentemente acausal. Estudando turbulência, cientistas do caos perceberam que fenômenos na natureza aparentemente acausais são não somente a norma, mas são mensuráveis por equações matemáticas simples. Irregularidade é a coisa de que a vida é feita ja ouviram falar de sincronicidades?. Por exemplo: num estudo dos padrões do ritmo das batidas do coração e das ondas cerebrais; padrões irregulares são medidos de órgãos em seu funcionamento normal, enquanto que padrões regulares é um sintoma direto de um ataque cardíaco prestes a ocorrer ou um ataque epilético. Referenciando de volta a photons “virtuais”, um ato mágicko de liberação de energia corretamente executado cria uma “forma de onda(NT:wave form)”(visível pela fotografia Kirlian ) em torno do mago causando uma turbulência em um espaço aetherico. Esta turbulência provavelmente causará um resultado, preferivelmente como o mago havia intencionado. Uma vez a energia é lançada, o controle sobre o fenômeno está fora das mãos do mago, exatamente como a equação que foi introduzida para o computador, o desígnio segue o caminho definido para ele.
Os cientistas que trabalham nesta área teriam escarnecido esta explicação, eles não têm ideia de que eles estão em processo de descoberta da física por trás magia. Assim como muitos lugares comuns às ciências de hoje, a química, por exemplo, foram considerados magia um dia. Entender este assunto exige, além de algumas leituras, uma mudança de pensamento. Somos treinados desde cedo a pensar em termos lineares, mas a natureza e o Chaos são não lineares, e, portanto exigem que pensemos de forma não linear para serem compreendidos. Isso parece simples, mas ainda assim ela me faz lembrar uma aula de lógica que tive na universidade. Nós estávamos fazendo um simples silogismo aristotélico. Tudo o que tinha a fazer era pôr linguagem cotidiana em um formulário de equação. Parece simples, e é. No entanto, é necessário um processo de pensamento não-linear. Durante aquela lição num espaço de uma semana, o total de alunos na classe passou de 48 para 9. Os programadores de computador foram os primeiros a caírem fora. Aqueles de nós que sobreviveram a aquela lição passaram a ganhar os mais altos pontos na sala, mas o mais importante, descobrimos que tínhamos alcançado uma mudança permanente na nossa maneira de pensar. Nossas vidas foram alteradas por aquela única e simples mudança de perspectiva.
Ciencia do Caos está ainda em processo de descoberta, há magos aplicando seus princípios , por pelo menos, desde que vêem escrevendo sobre magia. Uma vez que os princípios dessa ciência começa a tomar o controle sobre o processo de pensamento, o mago começa a notar tudo, desde os padrões em fractal de uma fumaça subindo de um cigarro até aos padrões de sucesso e falhas em trabalhos magickos, o que leva a compreensão do porque foram bem sucedidos ou não.

Definindo Chaos Magick

Caos não é em si mesmo, um sistema ou filosofia. É antes uma atitude que se aplica a uma magia e filosofia, é a base para toda a magia que é a força criativa primal. Um mago do caos aprende uma variedade de técnicas mágickas, geralmente a quantidade que ele(a) consegue ter acesso da-lhe torrent,emule, mas vê através dos sistemas e dogmas, vê a física causadora da força magicka e usa quaisquer métodos que lhe agrade. Caos não vem com um Grimório específico ou mesmo um conjunto de ética. Por esta razão, tem sido apelidado de “Caminho da mão esquerda” por alguns que optam não entender aquilo que está além do próprio caminho que escolheu. Não existe um conjunto específico de feitiços que são considerados “feitiços da magia do Caos”. Um Mago do Chaos irá utilizar os mesmos processos mágicos que outros caminhos, ou aqueles que ele(a) mesmo criar. Todo e qualquer método ou informação são válidos, a única exigência é que funcione. Dominar o papel da mente sub-consiente em operações magickas é o cerne, o núcleo da mesma, e o estado chamado de “vacuidade” por Austin Osman Spare é o caminho para este fim. Qualquer um que participou de um ritual bem sucedido experimentou certo grau de “elevação” que este estado induz.

Um entendimento dos princípios científicos por trás magia não implica necessariamente um ter um nível catedrático em física(embora isso não doeria tanto,  a atitude linear in loco que o estudante poderia estar presenciando), experiências em resultados mágicos trarão o entendimento necessário.

Está serie é voltada para o aumento do número de pessoas que perguntam, “O que é magia do caos?”. É muito básico e não pretende ser uma explicação completa de qualquer um dos elementos descutidos. Muitos dos princípios de magia devem ser auto-descobertos, minha única intenção aqui é tentar definir e trazer juntos os vários elementos associados a Magia do Caos em um conjunto inteligível. Para aqueles que desejam aprender mais sobre este assunto, tenho preparada uma lista de leitura para esta seção, entretanto, devo enfatizar que existe sempre mais fontes que uma pessoa conhece, então não se limite a esta lista. Chaos não tem limites…

Para Leitura:

  • The Book Of Pleasure por Austin Osman Spare
  • Anathema Of Zos por Austin Osman Spare
  • A Book Of Satyrs por Austin Osman Spare
  • Images and Oracles of Austin Osman Spare por Kenneth Grant
  • The Early Work of A.O.S.
    Excess Spare
    Stations In Time

Estes três ultimos são coleções disponiveis pela TOPY

Disponivel em lojas:

  • Chaos: making a new science por James Gleick
  • Turbulent Mirror por John Briggs & F. David Peat
  • Liber Null & Psychonaut por Peter J. Carroll
  • Practical Sigil Magick por Frater U.D.

Aqui termina a série, o que é chaos, meu intento com o divagações, entre outras coisas é traduzir e adaptar para o português, obras importantes não somente a repeito de caoismo, mas do que eu quiser.. heeh de coisas legais de se praticar aprender.

Se você traduz, está traduzindo ou ja traduziu algo e quiser postar aqui, entra em contato ae nos recados.

Esse ensaio foi traduzido por mim a partir deste Defining Chaos do Mark Chao publicado na chaosmatrix.org (ps: as vezes o site é alvo de ataque hacker, se o google avisar algo, pesquise o que quiser tempos depois)

esse ensaio é uma compilaçao das seguintes partes:

Definindo Chaos

Austin Osman Spare-Um pouco de história

A Magicka de Austin Osman Spare

Chaos desde Austin Osman Spare

Ciência do Caos

Definindo Chaos Magick

até uma proxima

-><-

Tags: | | | | | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *