xaoc

Quinta parte da nossa série “WTF-O que é Chaos”:

A Ciência do caos moderna iniciou na década de 60 quando um punhado de cientistas mente aberta que tinham em vista um padrão perceberam que equações matemáticas simples alimentadas em um computador poderia modelar padrões onde cada bit é tão irregular e “chaotico” quanto uma cachoeira. Eles foram capazes de aplicá-los para os padrões meteorológicos, costas, todos os tipos de fenômenos naturais. Equações singulares resultariam em imagens semelhantes a tipos específicos de folhas, as possibilidades são incríveis. Centros e institutos foram fundados a especializar-se em ” dinâmica não-linear ” e “sistemas complexos”. Fenômenos naturais, como a Grande Mancha Vermelha de Júpiter , agora podiam ser entendidos. Os termos comuns que a maioria das pessoas já ouviu falar até agora: atratores estranhos, fractais, etc., estão relacionados ao estudo da turbulência na natureza. Não há espaço para ir em torno destes temas em profundidade aqui, e eu recomendo que aqueles que estão interessados neste assunto ler “Chaos: making a new science“de James Gleick e “Turbulent Mirror” por John Briggs & F. David Peat.

O que estamos aqui preocupados é como isto se relaciona com magia. Muitos magos, especialmente magos do caos, começaram utilizando estes termos, “fractal” e “atratores estranhos” em suas conversas do dia-a-dia. A maioria das destes tem alguma compreensão da relação entre a magia e esta área da ciência. Para dizê-lo muito simplesmente, um ato mágico bem sucedido é causado de um ato aparentemente acausal . Estudando turbulência, cientistas do caos perceberam que fenômenos na natureza aparentemente acausais são não somente a norma, mas são mensuráveis por equações matemáticas simples. Irregularidade é a coisa de que a vida é feita ja ouviram falar de sincronicidades?. Por exemplo: num estudo dos padrões do ritmo das batidas do coração e das ondas cerebrais; padrões irregulares são medidos de órgãos em seu funcionamento normal, enquanto que padrões regulares é um sintoma direto de um ataque cardíaco prestes a ocorrer ou um ataque epilético. Referenciando de volta a photons “virtuais”, um ato mágicko de liberação de energia corretamente executado cria uma “forma de onda(NT:wave form)”(visível pela fotografia Kirlian ) em torno do mago causando uma turbulência em um espaço aetherico. Esta tubulencia provavelmente causará um resultado, preferivelmente como o mago havia intencionado. Uma vez a energia é lançada, o controle sobre o fenômeno está fora das mãos do mago, exatamente como a equação que foi introduzida para o computador, o desígnio segue o caminho definido para ele.
Os cientistas que trabalham nesta área teriam escarnecido esta explicação, eles não têm idéia de que eles estão em processo de descoberta da física por trás magia. Mas então, muitos lugares comuns às ciências de hoje, a química, por exemplo, foram considerados magia um dia. Entender este assunto exige, além de algumas leituras, uma mudança de pensamento. Somos treinados desde cedo a pensar em termos lineares, mas a natureza e o Chaos são não lineares, e, portanto exigem que pensemos de forma não linear para serem compreendidos. Isso parece simples, mas ainda assim ela me faz lembrar uma aula de lógica que tive na universidade. Nós estávamos fazendo um simples silogismo aristotélico. Tudo o que tinha a fazer era pôr linguagem cotidiana em um formulário de equação. Parece simples, e é. No entanto, é necessário um processo de pensamento não-linear. Durante aquela lição num espaço de uma semana, o total de alunos na classe passou de 48 para 9. Os programadores de computador foram os primeiros a caírem fora bem hoje tem ae OOP pra mudar isso hehe e Hey! sou a prova viva que isto está mudando… programo em Cobol e estou aqui LOL. Aqueles de nós que sobreviveram a aquela lição passaram a ganhar os mais altos pontos na sala, mas o mais importante, descobrimos que tínhamos alcançado uma mudança permanente na nossa maneira de pensar. Nossas vidas foram alteradas por aquela única e simples mudança de perspectiva.
Ciencia do Caos está ainda em processo de descoberta, há magos aplicando seus princípios , por pelo menos, desde que vêem escrevendo sobre magia. Uma vez que os princípios dessa ciência começa a tomar o controle sobre o processo de pensamento, o mago começa a notar tudo, desde os padrões em fractal de uma fumaça subindo de um cigarro aos padroes de sucesso e falhas em trabalhos magickos, o que leva a compreensão do porque foram bem sucedidos ou não.

na proxima: “o que significa tudo isso??”

Parte 5  By Mark Chao, Traduzido por PChesini

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *