skip to Main Content
duende@divagacoes.org

Quanto tempo demora?

A questão familiar “Então, quanto tempo demora para ver resultados?” É frequentemente ouvida em uma loja esotérica ou grupo, depois de explicar uma técnica esotérica para um recém-chegado à Arte. Ao perguntar “Quanto tempo leva?” O aluno revela várias coisas que são endêmicas do esoterismo moderno.

Falta de paciência: Relatórios trimestrais e Lucros Anuais

Muitas pessoas se aproximam do esoterismo como se estivessem olhando para um plano de negócios: o pensamento de curto prazo, retornos rápidos, o investimento mínimo, e de reforço usual através de  ‘dividendos’ (fenômenos paranormais), parecem ser as áreas de foco. Esta falta de “investimento a longo prazo” opera pequenas mudanças em seus professores, companheiros de loja, e o mais importante eles próprios.

A verdadeira realidade é que crescimento interior leva tempo!  Se leva um mínimo de 8 a 12 anos pra tornar-se um candidato a doutor em artes ou ciências, como nós podemos esperar algo menos para tornarmos proficientes na prática esotérica? (atenção q a palavra usada foi Proficiente, não expert, ou mestre, mas técnicamente capaz, com resultados confiáveis). Dolores Ashcroft-Nowicki, uma estudante do que mais tarde seria W.E. Butler, e co-fundadora dos Servants of Light (SOL), afirmou em uma intrevista que leva aproximadamente 10 anos para tornar-se hábil em técnicas mágicas. Jean Dubuis, fundador da sociedade alquímica Francesa – The Philosophers of Nature, frequentemente afirma que leva mais de 20 anos de práticas esotéricas sérias para desenvolver um dialogo de trabalho com um dos “Mestres Interiores”.

No Manual Rosacruz publicado pela Ordem Rosacruz (AMORC), há uma seção dedicada ao tema da Iluminação psíquica e a obtenção da Consciência Cósmica. No artigo, escrito pelo fundador da organização Harvey Spencer Lewis, tem vários pontos que valem a pena ressaltar:

  1. O maior progresso é frequentemente feito por aqueles pouco concentrados nisso.
  2. Desenvolvimento Psíquico é desigual, e frequentemente somente manifesta-se em momentos de grandes necessidades.
  3. O período de tempo para a maestria não é importante.

“Olhando de forma genérica, os cinco ou seis anos para trazer o aluno mediano para o limiar da maestria, quando comparado com um de ciclo todo de encarnações, é como um ponto de caneta em uma linha de um kilometro de comprimento. Mas como nos podemos ampliar aquele ponto e perder a linha como um todo!”.

Sim, em 5 ou 6 anos é possível trazer um estudante para “o limiar da maestria”. Sim, o limiar, mas não além dele! Na Golden Dawn, os primeiros 3 anos e meio são gastos apenas praticando 1 ou 2 rituais. Os próximos anos envolvido na aprendizagem de técnicas base que muitas escolas já tem como garantido. Assim sendo, 5 ou 6 anos de estudos intensos e específicos são obrigatórios para aprender as técnicas necessárias para trazer uma pessoa para o eu interior no qual ela poderia realmente se tornar um Adeptus Minor(i.e. iniciação interior), e não somente na teoria.

Pouquíssimos estudantes progridem interiormente tão rapidamente, mas ao longo do caminho eles tem as experiências interiores que irão guia-los a partir daquele ponto, onde um dia, eles cruzarão o limiar da verdadeira maestria. Esta travessia pode ser nesta encarnação ou em outra. A relevância do tempo é importante somente para o ego, e não para a alma, se seu desejo é verdadeiramente inspirado pela alma, então o tempo não terá importância para você, e o domínio do trabalho você terá.

Se você busca crescimento, então sirva, e sirva anonimamente, por detrás do véu dos adeptos. Então você estará em boa compania, e a travessia não estará muito longe.

Todos os exercícios esotéricos são designados para reparar nossos veículos psíquicos do “dano” que eles levam enquanto encarnados. Desde que eles aceleram o processo de reparo, ou reintegração, na escala cósmica seus efeitos são praticamente instantâneos, é so o espaço-tempo da terra que faz aparecer longo ou curto, entretanto, algumas idéias que valem a pena manter em mente ao realizar os exercícios.

Jean Dubuis, e Dolores Ashcroft-Nowicki confirmaram para o autor que leva até 18 meses para um processo de trabalho interior esotérico. Além disso, exercícios voltados para o mundo lunar, a maioria dos quais, podem levar vários meses para integração, mas nossa experência diz que eles são mais poderosos se aliarmos ao ciclo lunar. Assim, podemos estar fazendo um ciclo lunar por vários meses, mas achar que é mais “efetivo” nos dias de maior força lunar do mês. Apesar de não estarmos sentindo –ativamente- , os efeitos são cumulativos, o poder é expresso mais facilmente durante a lua cheia.

Outros exercícios que visam Briah levam mais tempo ainda, assim como podem ser conseguidos “mais facilmente” em seus estágios iniciais pelos efeitos do ano solar. Assim, um mínimo de um ano inteiro pode ser necessário para que estes exercícios se estabeleçam em nossa psiquê. Como os exercícios “lunares”, uma vez no seu lugar, ou suas funções re-estabelecidas, não estamos mais dependentes de ciclos astrológicos para seu funcionamento, ela sempre estará disponível para nós.

Concentração: ou porque sistemas lixo falham

Concentração é uma das chaves fundamentais para o sucesso, visualização e meditação são outros 2. mas concentração não é apenas uma faculdade mental, é também uma atitude, uma aproximação para uma vida com o eu interior. Se gastarmos todo nosso tempo olhando para o “sistema certo” ou uma combinação de técnicas que nos darão a experiência que procuramos, então muito frequentemente nos não nos derrotamos. Escolha um sistema e um conjunto de práticas diárias e manda bala neles! Uma boa base básica sólida da mais resultados do que o mais complexo empreendimento mágico. Acumulando iniciações e técnicas de diversas fontes nos distancia do que realmente importa – a iniciação em nosso Coração, e a conversa com nosso Mestre Interior.
É melhor recitar “OM” todos os dias do resto de nossas vidas e nada mais, do que tecnicamente conhecer meia dúzia de sistemas mágicos e acabar com nada mais que uma indigestão psíquica. Mantenha simples e direto, como o voar de uma flecha, e então você alcançará seu alvo.

By Mark Stavish
Traduzido por Duende
Fonte: How Long Does It Take?

for The Wyoming Valley Society for Esoteric Studies

Copyright 1999 Mark Stavish, M.A.

This Post Has 3 Comments
  1. Putz haha eu tinha TANTOS comentários pra fazer sobre esse texto mas minha situação internetistica atual não permite heehue. Faço em 21 dias !

  2. A intuição é uma ferramenta poderosa nesse caso. Recebemos as mensagens certas nas horas certas. Resta saber entender.
    Auto-conhecimento é uma chave.
    Quando a necessidade se apresenta, percebemos quais capacidades já estão desenvolvidas e quais não estão. Aí o treinamento se mostra fundamental. Constância, persistência, disciplina. Colocando isso em prática, só demora o tempo que tem que demorar (rss). Enquanto isso, usa-se o que está à mão.

  3. “Não vos apresseis… Aprendei a deliberar. O cavalo árabe galopa a toda velocidade e logo se esgota; o camelo, com o seu passo firme, viaja noite e dia e chega ao fim da sua jornada.”
    Saadi de Shiraz

Deixe uma resposta

Back To Top