Escrito e mantido por Fenwick Rysen, traduzido por Andreas Noleto, revisado por Chaos Baby e editorado por Duende.
Se você tem alguma questão não respondida no FAQ, idéias para serem desenvolvidas, ou correções para serem feitas, por favor, o contate pelo [email protected]
Este FAQ ou pelo menos seu ultimo release está disponível na net no:
http://www.chaosmatrix.com/lib/chaos/texts/obfaq.html
Um agradecimento especial à aqueles que ajudaram-me a aprender Barbárico Ouraniano e responderam as minhas populosas perguntas, e aqueles que ajudaram a contribuir com o FAQ. Eles são, sem nenhuma ordem particular: Fireclown, Joseph Maxx.555, Hine Nui Te Po, Tzimon Yliaster, Peter Carroll, Chaos Baby, Andreas Noleto, Duende e vários outros que permanecem anônimos. Isto não seria possível sem a ajuda deles.

Este documento Copywronged (x) 1998-2000 by Fenwick Rysen. Sinta-se Livre para copiar, hackear, deformar, mexer, torcer, rasgar, repostar ou imprimir quantas malditas copias você quiser, e entregar elas pra qual desgraçado que quiser, contanto que mantenha este aviso de copywrong intacto.
As respostas das questões neste FAQ não são impositivas, e as pessoas são encorajadas, assim como em tudo, a pegarem o que quiserem e descartar o resto.

===========================================================================

I    ORIGENS
===   =======
1.1 O que é o Ourano Barbárico?
1.2 O que significa a palavra Ourano?
1.3 Por que é chamado de Ourano “Barbárico”?
1.4 De onde vem o Ourano Barbárico?
1.5 Qual a origem dos Dicionários de Ourano Barbárico na net?

II GRAMÁTICA E SINTAXE
=== ==================
2.0 Resumo de Ourano Barbárico segundo a IOT-Sul América
2.1 O Ourano Barbárico tem uma sintaxe padrão?
2.2 Porque a palavra para “Eu” e “Nós” é a mesma?
2.3 Porque todos os verbos são na forma de “fazer”?
2.4 Como faço para transformar substantivos Ouranos em verbos,
adjetivos, advérbios e vice versa?

2.5 O que significa o “T+” e “T-” que vem com algumas palavras?
2.6 Porque palavras Ouranas são sempre maiúsculas?
2.7 Como se pronunciam algumas dessas palavras?

III MISCELLANIA
=== ===========
3.1 Como se criam novas palavras em Ourano Barbárico?
3.2 Onde posso obter um dicionário de Ourano Barbárico?
3.3 O que devo fazer com as novas palavras Ouranas que eu criar?
3.4 O que significa usar o Ourano como o “Alfabeto do Desejo”?
3.5 As palavras em “Masses of Chaos”, livro de Peter Carroll, são em Ourano?
3.6 Existem outras línguas bárbaras por aí?
3.7 Quais outros recursos em Ourano podem ser encontrados pela net?
3.8 Existe uma Gematria para o Ourano Barbárico?
3.9 Qual é a relação entre o Ourano Barbárico e o Censor Psíquico?
3.10 Há algum “Alfabeto Ourano” com suas próprias letras?

IV UPDATE HISTORY
=== ==============
4.1 Atualizações do Dicionário
4.2 Mudanças do FAQ

===========================================================================
Seção 1: Origens

1.1 O que é o Ourano Barbárico?

É uma linguagem própria da Chaos Magick. É uma linguagem, mais tecnicamente um jargão, que é usado exclusivamente pela comunidade caótica em seus trabalhos mágicos.
Não é falado como uma língua real, mas é usado pelo magista no lugar de sua língua natural, afim de distrair a mente consciente e ignorar o censor psíquico.

É dito que o Ourano Barbárico foi desenvolvido à partir de uma necessidade de manifestar conceitos mais modernos que estavam ausentes em outras mágicas como o Enochiano e relevantes para a Chaos Magick.
Coisas como o “Constante de Plank” e o “Princípio da Incerteza de Heisenberg” são obviamente ausentes no Enochiano, que também omitiu alguns conceitos muito úteis como os Planetas. Peter Carroll disse que criou o Ourano Barbárico porque “Gostei do som do Enochiano, e eu queria demonstrar que uma linguagem mágica arbitrária funciona tão bem como uma com uma suposta história misteriosa”.

———————————————————————————————————————————-

1.2 O que Significa a palavra Ourano?

A palavra Ourano é uma forma adjetivada de “Ouranus”. Ouranus é uma antiga forma da palavra Uranus (Urano), e foi escolhida para evitar que fosse confundida com “Your Anus” (seu ânus) associado com a grafia moderna.

Simbolicamente Ourano é o mesmo que Urano. É dificil descrever a sua simbologia melhor do que um trabalho planetário chamado O rito de Ouranos, que o descreve assim:

“É o oitavo corpo, fora da esfera dos planetas clássicos e das formas-deus ou forma-pensamento que lhe são atribuídos. Assim, constitui um símbolo ideal para aquele que engloba todos os Deuses dentro de sua órbita: a personalidade mágica. Ele não representa o poder da magia em si, que é atribuído a Plutão, mas sim o desejo de ser um mago, e a personalidade necessária para viver como um.
Astronomicamente, isso equivale com a curiosa órbita de Ouranos que, com seu eixo polar inclinado em um ângulo excêntrico, simboliza o caráter antinômico do mago, sempre investigando o que é estranho, oculto e perverso, para desbloquear seus segredos. Ouranos também pode ser pensado como o lado escuro do Sol. Considerando que os planetas clássicos orbitam o Sol, o centro brilhante da personalidade humana. Ouranos representa algo escuro, e talvez desviante, rastejando na escuridão fora do normal. “

———————————————————————————————————————————-

1.3 Por que é chamado de Ourano “Barbárico”?

Como nas palavras bárbaras, um termo usado por Crowley e outros. É um dos conceitos fundamentais da magia evocatória e é um tema incrivelmente complicado. Qualquer linguagem que você não entende com plena consciência e que pode ser entoado de uma forma que distrai a mente consciente é considerada “bárbara”. Nos termos da Magia do Caos, entoando em uma língua incompreendida pela mente consciente (como o Ourano Barbárico) permite que as idéias (Memes), representadas por palavras, ignorem o censor psíquico e penetrem na mente subconsciente do mago. Palavras bárbaras também podem servir como focos sem sentido consciente, exaltando a mente durante o ritual.
Crowley diz no capítulo IX de “Magick in Theory and Practice”:

“Pode ser concedido, em qualquer caso, que as seqüências longas de formidáveis palavras que rugem e gemem através de tantas conjurações tem um efeito real, exaltando a consciência do mago para a “freqüência adequada” — que elas deveriam fazer isso não é mais extraordinário do que qualquer tipo de música deve fazê-lo.”

Quem tem interesse em saber mais sobre idiomas barbáricos consulte o capítulo IX de “Magick in Theory and Practice”, de Aleister Crowley e ” The Magickal Revival” de Kenneth Grant.

———————————————————————————————————————————-

1.4 De onde vem o Ourano Barbárico?

Foi criado por Peter Carroll e possivelmente alguns outros por volta de 1989-1990.
Vazou do Pacto dos Iluminados de Thanateros para a World Wide Web por um ex-membro descontente da sessão do Reino Unido. Não era para estar em domínio público e a IOT optou por se manter calada sobre ele, em sua maior parte, embora outros caoístas fizeram uso extensivo do mesmo e continuam a acrescentá-lo. (ver sessão 3.1)

———————————————————————————————————————————-

1.5 Qual a origem dos Dicionários de Ourano Barbárico na net?

Foi divulgado por um ex-membro descontente da IOT, sessão do Reino Unido. Sua manutenção tem estado nas mãos de Fenwick Rysen, e a cópia mestra é mantida com todas as atualizações em: www.chaosmatrix.org/library/ob.php

As origens das palavras nos dicionários atualizados são as palavras originais criadas por Peter Carroll, com outras adicionadas à lista ao longo do tempo por outros magos do caos que criaram novas palavras para preencher todas as necessidades que ainda não foram preenchidas pelas palavras existentes. Os dicionários continuam a crescer enquanto a linguagem evolui.

===========================================================================

SESSÃO 2:GRAMÁTICA E SINTAXE

2.0 Resumo de Ourano Barbárico segundo a IOT-Sul América

“Estrutura

A lógica Barbárica incorpora princípios da Física do Chaos e da Física Quântica

– Todos os pronomes estão no plural (nossa existência é coletiva).

– Não há o verbo ser/estar (ligação). Todos os conceitos de “ser” desaparecem, somente existe o “fazer”.

– Os estados de ação do passado e futuro são probabilísticos. Não existem certezas absolutas.

– Não há conceitos de causalidade em Barbárico, somente graus de associações probabilísticas.

– Todos os adjetivos Barbáricos são tidos como referências às percepções pessoais ou atitudes. Não existem qualidades absolutas.

– Não existem artigos definidos em Barbárico.

– Todos os verbos são regulares (visando simplicidade).

– A gramática Barbárica é arbitrária: quando traduzir para o Barbárico deve-se usar uma variedade de estruturas gramaticais pouco familiares enquanto tenta evitar ambigüidade de resultados. ”

———————————————————————————————————————————-

2.1 O Ourano Barbárico tem uma sintaxe padrão?

Propriamente falando, Ourano Barbárico não é uma linguagem, mas um jargão sem regras de sintaxe, estrutura de frases, ou tempos verbais, plurais ou possessivos.
Costuma-se dizer que Ourano Barbárico deve ser escrito e falado em V-Primo. Em seu livro, Liber Kaos, Peter Carroll diz:

“É interessante notar aqui que as linguagens da magia caótica são, normalmente, escritas em V-Primo antes da transliteração para a forma barbárica mágica. V-Primo ou Vernacular Primo é uma língua materna em que todos os usos e todas as formas do verbo “ser” são omitidos, de acordo com a metafísica quântica. Todas as loucuras do transcendentalismo desaparecem completamente de forma natural, uma vez adotada esta tática. Não há ser, tudo é fazer.”

Isso significa que você não tem o verbo “ser” em nenhum lugar em suas sentenças de Ourano Barbárico. Em vez disso você “faz coisas”. Não é “eu vou morrer” e sim “eu faço morte”. Não há ser, tudo é fazer.
———————————————————————————————————————————-

2.2 Porque a palavra para “Eu” e “Nós” é a mesma?

A razão pela qual “Eu” e “Nós” ser a mesma palavra é derivada diretamente da idéia de “natureza múltipla de si”. Em outras palavras, cada indivíduo é uma coleção de personagens – um ser colonial, se assim preferir. Além disso, qualquer coletivo de personas pode ser visto como um único indivíduo, também com muitas personas (gestalt?). Assim, as palavras eu e nós são conceitualmente equivalentes em Ourano Barbárico.

“E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu-lhe ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.”
———————————————————————————————————————————-

2.3 Porque todos os verbos são na forma de “fazer”?

Isso tem haver com a sintaxe do Ourano. Tem haver com o fato de que não há verbo “ser” nem “haver”, com base no conceito de “não ser”, de forma que não há ser, tudo é fazer. Há uma mudança sutil que ocorre com isso, que é aconselhável a qualquer mago prestar atenção. Os interessados no assunto também são incentivados a pesquisar E-Prime, uma versão do inglês que elimina o verbo “ser” e suas permutações do vocabulário, realizando a mesma coisa em inglês que o OB faz em sua gramática.
———————————————————————————————————————————-

2.4 Como faço para transformar substantivos Ouranos em verbos, adjetivos, advérbios e vice versa?

Resposta curta: do jeito que quiser, manolo.

Resposta longa: Não há regras. Faça o seu idioma. Use as mesmas palavras, invente seus próprios prefixos, sufixos, crie palavras totalmente novas, renda-se a espontaneidade, ou faça qualquer outra coisa que você sente que tem haver com você.
———————————————————————————————————————————-

2.5 O que significa o “T+” e “T-” que vem com algumas palavras?

T+ ou T- é uma indicação de que uma palavra é usada de forma positiva ou negativa. Assim, quando chegamos à palavra Ourana para “quase certeza” nós temos “UTHEDUS (T+)” e “THOFAD (T-)”. UTHEDUS significa “quase certeza que sim” e THOFAD significa “quase certeza que não”.
———————————————————————————————————————————-

2.6 Porque palavras Ouranas são sempre maiúsculas?

Não há nenhuma razão. É apenas uma convenção.
———————————————————————————————————————————-

2.7 Como se pronunciam algumas dessas palavras?

Não há um conjunto de normas sobre como pronunciar palavras em Ourano Barbárico. Torna-se preferência pessoal, e dois caoístas nunca soam iguais pronunciando a mesma palavra. Basta tentar seu melhor para aquelas palavras mais estranhas, e ir em frente.

===========================================================================

SESSÃO 3: MISCELLANIA

———————————————————————————————————————————-

3.1 Como se criam novas palavras em Ourano Barbárico?

Pela criatividade. A idéia geral é canalizá-las de alguma forma. Um rito básico para canalizar palavras Ouranas pode ser através da glossolalia.

É basicamente assim: decida qual palavra nova você quer adicionar à língua Ourana. Pegue entre 4 e 10 consoantes em um saquinho, e utilize-as como palavra semente. Invoque a Glossolália e deixe a palavra semente mudar e evoluir até chegar ao que parece ser a palavra adequada. Pode ser encontrado http://www.chaosmatrix.org/library/chaos/rites/gloss.html.

O método original é através de uma invocação de Ouranos-Baphomet e depois usando uma prancha (tipo ouija) criada para adivinhar as letras de uma palavra. Este ritual está disponível no site Chaosmatrix.

Independente do método utilizado, a parte crítica do processo encontra-se em adicionar as vogais para a mistura de consoantes que muitas vezes se recebe por inspiração, glossolália, ou outro método. Peter Carroll diz:

“metade do truque de criar Ourano envolve adicionar vogais à vontade, por exemplo a frase “A manhã é inimiga dos magos” rendeu VLBZ que alguém logo apontou como Vulboozo, para rimar com Ouzo”
———————————————————————————————————————————-

3.2 Onde posso obter um dicionário de Ourano Barbárico?

O dicionário sempre atualizado de Ourano-Inglês e Inglês-Ourano está disponível no site endereço: http://www.chaosmatrix.org/library/chaos/texts/obdict2.html

E o Dicionário Ourano-Português Português-Ourano pode ser encontrado no site da IOT, sessão Sul América: http://www.iot.org.br/barbaricoflash.php.

Fora estes, é possível encontrar outros dicionários de Ourano em alguns outros sites pela net.
———————————————————————————————————————————-

3.3 O que devo fazer com as novas palavras Ouranas que eu criar?

Anotá-las. Conforme você cria novas palavras você deve adicioná-las ao seu próprio dicionário pessoal. Muitas pessoas sentem que suas palavras são pessoais, e escolhem mantê-las para si, muitas vezes exigindo algo de valor antes de divulgá-las. No entanto, algumas pessoas sentem que devem compartilhar suas palavras com os outros. Para este fim, muitas delas postam suas palavras, juntamente com seu método de criação em fóruns de internet e blogs pessoais como o alt.magick.chaos ou listas de discussão como a Kaos-Brasil do yahoo groups, de onde se espalham para outras fontes. Se você tem interesse em ter suas palavras Ourano-barbáricas adicionadas à dicionários na net, está convidado à entrar em contato com Fenwick Rysen (Fenwick @ chaosmatrix. com), ou Joseph Max.555 (maxx @ address . com), expondo suas palavras, métodos de criação e qualquer outra informação relevante. De lá elas serão disseminadas e integradas em todos os exemplares atualizados do dicionário.
———————————————————————————————————————————-

3.4 O que significa usar o Ourano como o “Alfabeto do Desejo”?

O Alfabeto do Desejo foi um conceito criado por Austin Osman Spare e basicamente diz para criar um conjunto de simbolos para o seu uso pessoal em magia. Sua criação, uso e aplicação são incrivelmente pessoais e muitas vezes difícil de explicar aos outros de uma maneira clara. Muitas pessoas usam o Ourano da mesma maneira, criando suas próprias palavras, suas próprias regras de uso, e empregando de uma maneira pessoal específica. Os interessados no Alfabeto do Desejo de Spare e sua filosofia básica devem ler suas obras, incluindo o “Livro do Prazer” e “The Focus of Life”.

O livro de Stephen Mace “Stealing the Fire From Heaven” (Roubando Fogo do Céu) é o melhor guia para a criação de um Alfabeto do Desejo na tradição de Spare que está disponível para o mago do caos moderno.
———————————————————————————————————————————-

3.5 As palavras em “Masses of Chaos”, livro de Peter Carroll, são em Ourano?

Não, aquelas são em Enochiano. Para os novatos nas duas línguas, seria aconselhável manter um dicionário de ambas, e ter cuidado para não confundir um com o outro. Ou, no verdadeiro sentido da tradição caótica, você troca-os propositalmente e vê o que acontece. Algumas pessoas têm trabalhado com Espíritos Enochianos usando o Ourano Barbárico, resultando em algumas palavras Ouranas no modelo Enochiano.
———————————————————————————————————————————-

3.6 Existem outras línguas bárbaras por aí?

Enochiano é outra lingua bárbara, assim como um alfabeto, usado na comunidade mágica, principalmente entre magos cerimoniais, mas muitas vezes entre outros. Enochiano é uma “Linguagem Angélica” que foi canalizada por Edward Kelley e escrita por John Dee durante a Era Elizabethana (Rainha Elizabeth). Enochiano é muito mais complicado sintaxe e gramática do que o Ourano, e cada letra em uma palavra enochiana representa um conjunto de forças por si só. Se Línguas bárbaras é a sua praia, você vai ADORAR o Enochiano.

Enochiano é talvez a mais popular das linguas mágicas bárbaras. Aqueles interessados em Enochiano podem encontrar uma quantidade incrível de coisas escritas na internet, e também muito sobre o “Dicionário Enochiano” por Laycock
(publicado por Samuel Weiser) e “The Enochian Magick of Dr. John Dee” por Geoffrey James (publicado por Llewellyn).
———————————————————————————————————————————-

3.7 Quais outros recursos em Ourano podem ser encontrados pela net?

Esta é uma lista bem conhecida de recursos em Ourano e outros relacionados. Se você conhecer outra fonte, por favor, contate [email protected] para adicioná-los à proxima atualização deste FAQ.

Atualmente o numero de sites dedicados ao Ourano Barbárico é bem reduzido. Resume-se ao Chaosmatrix e alguns outros arquivos espalhados em sites por aí.

Apesar dos rumores sobre algumas páginas sobre Ourano estarem se desenvolvendo, estas ainda não se manifestaram. Isso não é muito correto, por favor, envie a URL das páginas novas para a proxima atualização do FAQ.
———————————————————————————————————————————-

3.8 Existe uma Gematria para o Ourano Barbárico?

Não, e é improvável que uma gematria oficial seja um dia proposta, em consonância com o espírito individualista da Magia do Caos. Indivíduos são encorajados a criarem seus próprios métodos para uso pessoal, se acharem que a gematria é uma ferramenta útil em seu trabalho mágico.
———————————————————————————————————————————-

3.9 Qual é a relação entre o Ourano Barbárico e o Censor Psíquico?

A premissa para o funcionamento do Ourano é que através da utilização de palavras desconhecidas para a sua mente você se torna mais capaz de contornar o censor psíquico, e assim evita a ânsia de resultado e outros fatores psicológicos que surgem quando se pratica magia. Isso funciona bem, mas alguns descobriram que é de eficácia limitada, por que se alguém trabalha com uma linguagem criada por si mesmo logo ele saberá o que cada palavra do Ourano significa. Tzimon Yliaster foi o primeiro a verbalizar isto:

“Há uma Falha fundamental ao se usar o Ourano por um período prolongado. Depois de um tempo ele não consegue fazer aquilo que foi criado para fazer, contornar o censor psíquico. Não há realmente nenhum motivo para manter uma “linguagem mágica” se essa linguagem por si mesma desperta a função discursiva. Aparentemente explosões aleatórias funcionam melhor. Palavras ainda são palavras, não importa em qual língua estejam, e uma vez que você conhece o Ourano de cabo a rabo, não há muita diferença de outra língua qualquer. O Advento das palavras Ouranas semelhantes a “Anjo Enochiano”, “kali” e até “Baphomet” deveria ser visto como um alerta para este problema. ”

O modo como cada um trata este problema é pessoal. Para evitá-lo, recomenda-se não ficar memorizando o significado das palavras, um processo semelhante ao ato de “esquecer” o sigilo criado, requer prática.
“Espasmos aleatórios” também podem funcionar bem, e novos experimentos estão sendo realizados com a glossolália como ferramenta mágica. Steve Wilson cobriu melhor esse tema em seu livro “Chaos Ritual”.

Você pode criar novas palavras quando se dá conta que memorizou uma palavra antiga do Ourano, o que poderia ser um processo desgastante, possivelmente causando mais problemas do que os resolvendo. Embora alguns argumentem que é um processo bastante válido.

Mantenha o censor psiquico em mente ao realizar seu trabalho com o Ourano, você não quer torná-lo ineficiente memorizando todas as palavras.
———————————————————————————————————————————-

3.10 Há algum “Alfabeto Ourano” com suas próprias letras?

O Ourano é escrito, na maioria das vezes, usando o alfabeto latino por ser de fácil leitura.
No entanto, escrever o Ourano com um alfabeto próprio pode ser bem útil para distrair o censor psíquico dos conceitos pré-programados pelo uso da linguagem. Você pode desenvolver seu próprio alfabeto, ou usar um já criado.

“Ouranian Linear A” foi primeiramente usado pelos britânicos da IOT, que também foram responsáveis pela criação do Ourano. Ele consiste em que todos os caracteres terminam em uma seta, que aponta para o proximo caractere a ser lido. Isso permite a vantagem dele poder ser escrito em qualquer direção: esquerda, direita, cima, baixo, espirais, ondas, etc.

“Ourano Linear A” pode ser encontrado no site chaosmatrix : http://www.chaosmatrix.org/library/chaos/rites/barbget.html.

============================================================================

SECTION 4: HISTORICO DE ATUALIZAÇÕES

———————————————————————————————————————————-

4.1   Dictionary Updates

Esta seção contém qualquer novas palavas que foram recentemente adicionadas no dicionário Ourano Barbárico. Elas devem ser adicionadas nos antigos dicionários ja existentes pela net para manter todos atualizados. Se você tiver palavras pra adicionar, veja a seção 3.3 acima.

Nova palavra OB    Tradução para o português         Data Adicionada
-----------------  -------------------------         ---------------
BANFOJMEZ'G        Mistério                          01 June 1998
BASOF              Arte                              01 June 1998
EIPO               Ou                                01 June 1998
GEBGANDIYAD        Importante                        01 June 1998
LAHEQUA            Anjo Enoquiano                    01 June 1998
THWEP'B'HOF        Livro                             01 June 1998
UZARFE             Aethyr                            01 June 1998
VAGJOROBETH        Desconhec                         01 June 1998
WOTHLAGEN          Avatar                            01 June 1998
XEPAGIR            Eschaton                          01 June 1998
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4.2   Mudanças do FAQ
Versão: 3.01   Lançamento Anterior: 3.00 Data de Lançamento: 11Mar11
Mudanças: Tradução do FAQ do Inglês para o Português.
Adicionado informação de resumo da IOT Sul America na Sessão 2.0

Versão: 3.00   Lançamento Anterior: 2.12 Data de Lançamento: 01Mar00
Mudanças: Atualizações da maioria das URLs e endereços de e-mail
Adicionada 10 novas palavras na seção 4.1(Atualizações do Dicionário)
Adicionada explicações de Peter Carroll sobre as origens na seçã0 1.1
Atualizada Informação sobre o Dicionário na Seção 1.5
Revisões menores na seção 2.2
Informação sobre o E-prime adicionada na seção 2.3
Alteração menor com informação de vogal nova na seção 3.1
Informação sobre dicionário atualizado na seção 3.2
Atualizado Informação sobre contato na seção 3.3
Informação nova do Alfabeto de desejo na seção 3.4
Revisões menores na seção 3.5
Adicionada seção 3.9(Relacionamento do Censor psiquico)
Adicionada seção 3.10(Alfabetos Ourano Barbáricos)

Versão: 2.12   Lançamento Anterior: 2.11 Data de Lançamento: 24Aug97
Mudanças: Adicionada 11 novas palavras na seção 4.1
                                        (Atualizações do Dicionario)

Versão: 2.11   Lançamento Anterior: 2.1  Data de Lançamento: 27May97
Mudanças: Adicionada 21 novas palavras na seção 4.1
                                        (Atualizações do Dicionario)

Versão: 2.1    Lançamento Anterior: 2.01 Data de Lançamento: 26May97
Mudanças: Adicionada 10 novas palavras na seção 4.1
                                        (Atualizações do Dicionario)
Adicionada versão 2.7(Guia de pronúncia)
Revisões menores nas URLs e informação do dicionário nas
seções 1.5, 3.2, 3.5, and 3.7

Versão: 2.01   Lançamento Anterior: 2.0 Data de Lançamento: 14Mar97
Mudanças: Adicionada nova palavra na seção 4.1

Versão: 2.0    Lançamento Anterior: 1.1 Data de Lançamento: 19Jan97
Mudanças: Reescrita completa da seção 1.4
Informação atualizada na seção 1.5 em virtude da reescrita
                                                        da seção 1.4
Reescrita completa da seção 2.2
Adicionado informação do método original na seção 3.1
Maneiras de contactar atualizadas na seção 3.3
referencias ao Alfabeto de Desejo adicionadas na seção 3.4
Adicionada Ferramentas de CHAOS na seção 3.7
Adicionada seção 3.8
Adicionada seção 4.1
Adicionada seção 4.2

Versão: 1.1     Lançamento Anterior: 1.0
Mudanças: Atualizada todas as URLs no FAQ
Correções menores por todo o FAQ

Versão: 1.0     Lançamento Anterior: 0.1b
Mudanças: None.  Lançado ao publico geral.

Versão: 0.1b    Previous Versão: None
Mudanças: FAQ inicial, sujeito a mudanças voláteis,
nunca lançado ao público.

Tags: | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Tem um errinho na sessão “2.3”. ele incentiva a procurar saber sobre “E-prime”, e não “V-prime”. Esse E-prime é uma versão do inglês sem o verbo ser, deve significar “English Prime”. =P

    Sobre a sessão 3.1: tem uma informação sobre Glossolália que achei interessante, ela é dita pelo misterioso personagem cego venstindo terno branco que joga xadrez: “Lingua nova? não, Eterna. Glossolália é a língua do êxtase e dos sonhos. A lingua primária do Fogo. É a voz original do inconsciente, e todos que a escutam a interpretam de maneira diferente. Todo mundo escuta o que precisa ouvir. O inconsciente falando diretamente com o inconsciente, fala invisível. Que tipo de mundo faríamos onde tal língua fosse única? Planejo estar presente para ver. Muitos querem nos impedir de chegar lá. Quando se chega na minha idade você vê através da luta. Você vê como realmente é… Apenas um jogo.”